O dia 20 de novembro foi escolhido para ser o dia da Consciência Negra no Brasil.
O objetivo deste dia é resgatar as origens da cultura africana para todos os brasileiros e seus afro descendentes.
ORIGEM pode ser descrito como o país de onde vieram, mas também como a: cultura, tradição, crenças e hábitos de uma família, nação ou etnia (tribo / grupo) e linguística.
A importância deste dia está no fato de muitas famílias que viviam em diferentes etnias perderem o contato com suas origens. Isso aconteceu quando ao serem escravizados, ainda nos navios, filhos foram tirados de suas mães e colocados em outras famílias com hábitos e costumes bem diferentes dos seus, perdendo total contato com  sua etnia. A consequência foi uma cultura perdida, em suas mais diversas peculiaridades.
Muitos leigos resumem a origem dos negros ao continente africano, acreditando que só isto basta 
para definir um povo. O que a história tem nos mostrado, revela que a origem é muito mais profunda e fala de raízes e história de um povo.
Nenhum outro povo da humanidade sofreu tamanha perda de descaracterização cultural como os Africanos no Brasil. Outros povos, por exemplo, como os judeus tiveram muitas perdas  mas jamais perderam suas origens e crenças.
Desta forma, infelizmente, a cultura africana no Brasil luta para resgatar as origens mais profundas de seus antepassados para as gerações futuras.
Nosso país é constituído:  
   90% de negros, afro descendentes e miscigenados 
   10% apenas é constituída por  brancos
Isso faz de nosso povo um povo heterogêneo, diverso. O brasileiro carrega em seu genoma uma pequena porção genética de origem europeia e uma outra grande porção de origem negra.
Entre os afro descendentes estão: mulatos, pardos, negros, morenos, mamelucos, crioulos....
Conscientiza e instruir o povo, fortalece uma Nação que pode ser grandiosa em conhecimento e evitar a ignorância da falta de informação: O Preconceito.
PARA SABER MAIS ACESSE OS LINKS:
Parque Memorial  Quilombo dos Palmares:
Palmeira Catolé- Quilombo dos Palmares:   http://www.umpedeque.com.br/site_umpedeque/arvore.php?id=703
Afro descendência:





 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário