Marcadores

domingo, 16 de setembro de 2012


ORIENTAÇÃO DE PAIS: SOBRE A TIRANIA INFANTIL

                 Quando os pais perdem o controle de seus filhos pequenos? Porque os pais não estão mais conseguindo intervir nos acessos de tirania de seus filhos?

                Para começar a entender: Tirania Infantil é a “busca do prazer permanente”. E a ocorrência da tirania infantil se dá em três aspectos: no contexto da sociedade atual, na negligência e/ou despreparo dos pais para educar seus filhos.
                Para iniciar esse artigo precisamos pensar um pouco no comportamento da nossa sociedade atual e compreendermos porque não é possível tolerar a tirania infantil. É fato que a sociedade moderna atual está cercada de valores superficiais visando apenas o externo (a aparência) e o imediatismo (fast foods) e o supérfluo.  Essa sociedade  é chamada tecnicamente de: hedonista, narcisista e niilista.  Nestas condições o que nossas crianças podem esperar desta sociedade, deste mundo? NADA óbvio a não ser um contingente de coisas vazias que não se suprem por si mesmo e criam uma cadeia infinita em busca de algo que não se encontra. E mesmo eles não sabendo fazer essa leitura da sociedade captam tudo do ambiente e no processo de internalização manifestam uma agitação desenfreada de rebeldia e enfrentamento. Cabe aos pais suprir o vazio da realidade atual ensinando valores, educando em suas palavras e ações. Mediando o mundo, fazendo a leitura desse mundo, traduzindo o que está acontecendo e apontando para as crianças o que está certo e o que está errado e ensinando porque você concorda ou não com tal ou qual situação. Do contrário tudo o que a criança ver ao seu redor, vai absorver como igual, natural e assimilar como comportamento a ser imitado. E quando forem tiranos você perderá o controle e cederá a birra e a rebeldia pois não terá respaldo moral para controlar a situação. Quando A Tirania ocorre, há sinal de que está acontecendo uma inversão de valores de papéis e a criança passa a controlar o ambiente com birras, choros, e todo tipo de manipulação emocional conhecido como TIRANIA INFANTIL.



                A superproteção dos pais em promover o “prazer permanente” das crianças  infelizmente demonstra a falta de autoridade e envolvimento no ato de educar seus filhos e a necessidade de suprir os momentos de ausência referente ao período onde ambos estão trabalhando acabam provocando um comportamento na sociedade atual de ceder aos caprichos da criança ao menor sinal de rebeldia, acreditando assim que estão demonstrando generosidade, afeição e amor aos seus filhos. É nesse momento que se perde o controle da situação, pois valores essenciais que precisam ser ensinados na primeira infância acabam sendo menosprezados por pais com crianças tiranas.  Na ânsia de suprir bens de consumo que eles mesmos não tiveram em sua infância, esquecem-se de que seus filhos precisam de limites, regras, horários que devem ser aprendidos e estabelecidos desde a mais tenra idade, para que na hora da manifestação de acessos de Tirania, a palavra paterna ou materna prevaleça e o caus se reestabeleça.

                Pais e mães de hoje saem para trabalhar em busca do sustento de seus lares, são guerreiros e não desmerecidos nesse cuidado. O que qualifica em muito seu caráter é esta capacidade provedora e também a qualidade de tempo no momento em que estão com seus filhos. A qualidade de tempo em que passam juntos fará toda a diferença na formação de valores, regras e limites e é preciso haver o exercício da autoridade dos pais sobre a criança para ajudá-los a conviver de uma forma mais harmoniosa neste mundo tão complexo e competitivo. Administrar as emoções da criança, ajudando-a a superar conflitos e frustrações e preservar a saúde mental de seus filhos é uma tarefa árdua e bem mais difícil que ceder no primeiro impulso tirano da criança mas de grande satisfação a longo prazo para a vida social, escolar e familiar da criança, e também de seus pais.

                Controlar a tirania infantil não se trata de privação nem de superproteção, ambas são medidas extremas de pais desesperados. Implica sim em ajudar a criança a lidar com suas frustrações e com as adversidades do ambiente que a cerca, ensinando a refletir sobre suas atitudes inapropriadas e as consequências destas atitudes. É preciso ter autoridade para repreender, deixando claro para a criança o motivo pelo qual esta sendo punida e não ceder  imediatamente após uma repreensão. Lembrando que o castigo/ repreensão precisa ter um tempo determinado e não deve ser muito longo para não causar efeito reverso na criança e estressá-la ainda mais.

                Crianças tiranas, refletem problemas escolares de comportamento e aprendizagem. A escola é primeiro ambiente social da criança depois do circulo familiar. Na escola a criança inicia a sua educação e preparação para a vida adulta. Regras, horários e limites são ensinados e reforçados todos os dias. Quando uma criança com o passar do tempo não assimila o comportamento do grupo, a escola observa que há algo de errado acontecendo no seu grupo familiar. O papel escolar faz também a orientação de pais, ajudando-os a encontrar caminhos para solucionar estes problemas de tirania. Mas se não há comprometimento dos pais na educação de seus filhos de nada adianta a educação escolar, pois a criança percebendo a contrariedade de atitudes nos diferentes ambientes, acabará mais uma vez, internalizando a agitação de não saber como se posicionar na vida. É preciso que pais e professores, falem a mesma linguagem e estabeleçam juntos os caminhos que vão percorrer em prol do sucesso pessoal e escolar da criança.


Captação de imagens:

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2011/12/13/mamae-repreende-duramente-filhote-urso-mas-depois-421414.asp



 

Nenhum comentário: