Marcadores

sábado, 3 de julho de 2010

FILME: MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA


Yohannes Vermer foi um artista Holandês que se destacou dos demais de sua época pelo cuidado na representação da luz sobre o objeto. Na arte holandesa as pinturas se apresentavam de forma rígida o q definia muito as formas. Logo Vermer vai quebrar essa rigidez, retratando com muita vivacidade a trasparência do vidro e da luz sobre a janela, entre outros objetos apresentados no filme , suavisando os contornos. No meio artístico consideramos ele como o pai da luz (nas questões referentes a pintura e apreciação estética)
Estudando atentamente estes efeitos ele vai na verdade nos permitir perceber os contrastes de luz e sobra, claro e escuro e consequentemente de profundidade.
O que mais poderia ser dito sobre o trabalho do artistas e suas contribuições para a arte atual? Vermer era Holândes, lá na holanda o idioma é muito parecido com o alemão, tem som forte e a letra "H" na verdade tem som de "R' aspirado logo o nome dele poderia ser transliterado assim: Iorrranes Varrrmaarrr(rs). Já o nome de Vermer em Espanhol ficaria assim como descreveu Johannes, transliterado seria "Roanes". Pelo fonema temos nomes completamente diferentes ,rs. interessante né.
Comprei o DVD sem ler o livro, porém tamanha paixão pelo romance me fez ir em busca do livro uns ano depois de ver e rever o DVD. No livro temos um começo bem dirente e exclarecedor, onde Vermmer reconhece a mente e olhar atento da personagem. ELe morre no livro, a família fica na miséria e para nossa alegria Griet, se casa com o seu açogueiro e entra pra classe dos comerciantes. Já a mulher de Vermmer fica na miséria com tantas dividas deixadas pelo marido, mas em seu testamento ele pede q entregue o brinco a Griet. E depois de muito tempo, jah casada com filhos ela vai em busca do tal brinco e em seguida o vende numa loja de penhores.

Para quem gostar do DVD digo q vale a pena ler o livro, pois e cativante e agente não consegue parar de ler.


Durante as propostas da descoberta da luz e das cores o filme fundamenta as atividades. Neste ponto as cenas onde o pintor e a moça estão no atelier são riquíssimas para a percepção do fazer artístico. Penso ser esse o foco principal do filme, mostrar a luz e como ela promove a cor e os efeitos para se conseguir atingir a nuance e o tom perfeito. Qd ambos estão observando as nuvens, qd ele está explicando sobre a luz sobre o vestido preto, a luz incidindo através do vidro da janela e até o brilho dos lábios da moça. O filme todo tb tem esse aspecto da luz se observarmos com atenção veremos q todo o filme é tb feito com este cuidado. No livro estes aspectos são relatados com uma riqueza de detalhes impressionante, a autora consegue nos transportar para o lugar, fascinante.

Nenhum comentário: