Marcadores

sábado, 3 de julho de 2010

FILME: O Sorriso de Monalisa


O filme se passa na década de 40 onde em plena sociedade pós-guerra as mulheres ainda eram educadas para serem donas de casa. Neste contexto, uma nova professora de história da arte surge na universidade para propor uma nova concepção de mundo apresentada através da arte e da liberdade de expressão.
O que é arte? Quem faz arte? São as duas perguntas chaves que vão abrir a discussão parar o fazer artístico. Ótima proposta temática para ser abordada em sala de aula a partir do ciclo II. Propor estas questões para estabelecer o fazer artístico como manisfestação única e exclusiva dos seres humanos, diferenciando-nos assim dos animais e seus padrões de comportamento.


Observando a teia de aranha vamos ver um belo padrão realizado pela mesma aranha durante toda sua vida, salvo algumas aranhas q ao envelhecerem mudam o padrão e passam a fazer o novo padrão na vida adulta. Uma simples teia nos mostra a impossibiliidade do ato criativo no animal. Já o rendado ao lado nos faz pensar nas inúmeras possibilidades que um mesmo artesão pode criar a partir da mesma técnica. Isso leva em conta a capacidade humana de criar e transformar a realidade a sua volta. Capacidade essa alcançada e aprimorada a partir do conhecimento técnico e demais elementos de composição artística que serão apresentados aos alunos durante seus estudos no ciclo II do ensino fundamental.


Outra questão importante a ser desenvolvida em sala de aula é a valorização do traço pessoal de cada indíviduo, expressando de forma única o mundo que o cerca. Esta abordagem é apresentada no filme através da obra de Vincent Van Gogh: os doze girassóis num vaso. Surge a questão da cópia ou releitura.
Copiar uma obra seria como fazer um xerox ou uma fotografia dela. Já a releitura é a capacidade de transformar uma idéia já existente por meio da diversidade livre da técnica ou traço de quem a recria, como ocorre no expressionismo.

A obra de Pollock também é abordada no filme para enfatizar a necessidade de desenvolvermos o olhar e a observação para apreciar, criar e recriar uma obra. desenvolver o olhar é necessário para pensarmos o mundo. Desta forma temos uma riquíssima base de entrada para a disciplina de arte.
Veja também artigo sobre sua obra:
http://isalu74.blogspot.com/2010/07/filme-pollock.html

As questões da sociedade e da época em q se passa o filme também podem ser analisadas e pensadas no modo de vida e época em que vivemos. Essa reflexão, faz pensar o mundo ao nosso redor e consequentemente nos instiga a ver esse mundo.

Nenhum comentário: